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Black Friday 2021: por que vender em marketplaces pode ser vantajoso?

Vender em marketplaces beneficia diversos empreendedores brasileiros em períodos sem promoção. Porém, na época da Black Friday, aproveitar o que essas plataformas oferecem pode ajudar a faturar muito mais do que o esperado.

A Black Friday de 2020, por exemplo, representou um crescimento de 41,8% em relação ao ano anterior, alcançando o faturamento de R$ 702,71 milhões. A data ainda contou com um volume de 1,52 milhão de pedidos e um ticket médio de R$463, segundo levantamento feito pela Cyber Monday.

E não pense que a Black Friday é uma data do varejo que só as multinacionais faturam! Pequenas e médias empresas também aproveitam muito esse evento para alavancar as vendas. 

Como são as vendas nos marketplaces?

Uma das estratégias que os empreendedores adotam para faturar mais na Black Friday é ser multicanal vendendo nos marketplaces para aproveitar todas as vantagens dessas plataformas.

Os marketplaces são responsáveis pela maior parte do faturamento do segmento de compras online. Um dos dados mais expressivos que temos é de 2020, em que os marketplaces representaram 78% do faturamento do total do e-commerce no Brasil.

Por funcionarem como shoppings online, os marketplaces são plataformas que permitem que vendedores de todo Brasil comercializem seus produtos online sem grandes investimentos. 

E ainda, é possível aproveitar toda estrutura, organização, credibilidade e marketing dos principais marketplaces do Brasil, como Mercado Livre, Amazon, Americanas, Submarino, Magalu, Casas Bahia, entre muitos outros.

Por que vender em marketplaces na Black Friday 2021? 

Começar a vender em marketplaces próximo à Black Friday é uma excelente estratégia para as lojas que querem ter sucesso nesse evento! Tanto as marcas que já possuem e-commerce próprio, como as pequenas e microempresas podem usar os marketplaces como pontapé inicial para vender online e crescer.

Confira as principais vantagens de vender em marketplaces:

Credibilidade para a oferta 

A segurança e confiabilidade nas vendas online são critérios imprescindíveis para qualquer consumidor e vendedor, não é mesmo?!

Alguns clientes ainda evitam comprar em sites que não conhecem, principalmente depois da pandemia que obrigou muitas pessoas a comprarem online pela primeira vez e ainda estão no processo de amadurecimento digital.

Então, os maiores marketplaces do Brasil ajudam milhares de clientes e vendedores, fazendo a ponte entre a compra.

Talvez um usuário não se sinta seguro em comprar na loja virtual da sua marca sem conhecê-la e prefira adquirir seu produto através de um marketplace, como a Amazon ou Shopee. Após a primeira compra, esse cliente pode conhecer sua empresa e se sentir confortável para adquirir diretamente pelo seu e-commerce em uma próxima oportunidade.

Os marketplaces são marcas mais conhecidas pelos brasileiros de diferentes faixas etárias e, além de disponibilizarem uma plataforma que garante reembolso caso ocorra algum imprevisto com o pedido. Além disso, têm suporte para tirar dúvidas, oferecem diversas formas de pagamento e investem pesado em segurança.

Estruturas eficientes de operações 

A estrutura dos marketplaces facilita ao máximo as operações dos comerciantes, pois são sites com suporte, segurança e diversas outras funções prontas, que permitem que os lojistas foquem em cuidar da operação dos pedidos.

Visibilidade e marketing 

Os maiores marketplaces do Brasil são empresas muito conhecidas. Destacam-se Amazon, Americanas, Casas Bahia, Magalu, entre muitos outros. Essas plataformas sabem que é essencial possuir credibiidade para que os clientes escolham comprar no marketplace ao invés de um e-commerce ainda desconhecido por eles.

Além de serem marcas conhecidas, essas empresas recebem milhões de visitas diárias, investem muito em marketing para promover as vendas – o que facilita muito o trabalho dos vendedores que não precisam fazer investimentos elevados. Principalmente na Black Friday, o investimento em publicidade dos marketplaces é muito alto, além de haver uma grande procura orgânica da parte dos consumidores que estão buscando ofertas no período de novembro.

Condições de frete atrativas 

Preços e prazos do frete possuem um peso forte na escolha de compra dos consumidores na internet. Segundo pesquisa feita pela Cuponomia, 90% dos consumidores entrevistados já desistiram de fazer uma compra por conta do valor do frete. 

Para atender a esse requisito dos usuários com frete atrativo, alguns marketplaces disponibilizam boas condições de envio que beneficiam vendedores e clientes. Magalu, Mercado Livre e B2W (grupo dos marketplaces Americanas, Submarino e Shoptime) disponibilizam bons programas de entregas para os vendedores utilizarem e terem menos custos nos envios mais rápidos.

Baixo Investimento

Na maioria dos casos, os marketplaces cobram uma pequena taxa de comissão nos produtos vendidos – o que é justo devido a todos os serviços oferecidos pela plataforma. Por isso, vender nesses sites é uma estratégia de baixo investimento para as empresas, ideal para quem ainda não tem como investir em um e-commerce próprio ou não tem como realizar grandes campanhas de marketing na sua loja virtual.

Desafios de vender em marketplaces na Black Friday

Vender em marketplaces na Black Friday pode ter muitos benefícios, mas também envolve alguns desafios, como enfrentar a alta concorrência nos sites, praticar preços atrativos, organizar a operação para dar conta do fluxo alto de pedidos e gerenciar as atividades e estoque nos diferentes canais de venda.

Para os vendedores que avaliaram as vantagens e desafios de vender em marketplaces na Black Friday e acreditam ser uma ótima estratégia, a boa notícia é que existe uma tipo de ferramenta que integra todos os canais de venda (e-commerce e marketplaces) para organizar e facilitar a operação multicanal. O nome dessa ferramenta é integrador de marketplace.

Como vender em marketplaces na Black Friday?

Para quem vai aproveitar os marketplaces na época da Black Friday, é importante seguir algumas dicas:

Aproveite para tornar sua marca mais conhecida

Com a alta nas vendas nos marketplaces na data da Black Friday, é uma ótima oportunidade para as pequenas empresas venderem mais e aproveitarem a oportunidade para apresentar sua marca aos consumidores. 

Isso pode ser feito através do unboxing experience, em que o vendedor capricha na embalagem para surpreender o cliente. É possível fazer caixa personalizada, colocar um cartão da marca, oferecer um cupom de desconto para que na próxima compra o cliente adquira no e-commerce da empresa, dar brindes, entre outras ações.

Além dessa estratégia, um atendimento excepcional do vendedor no marketplace coloca você em destaque e chama a atenção dos clientes.

Para quem vende produtos de fabricação própria, vender em marketplaces é uma ótima chance de tornar os produtos mais conhecidos por estarem em diversos canais de venda.

Prepare seu estoque

É ideal organizar o estoque o quanto antes e se planejar para adquirir os produtos necessários para dar conta dos pedidos na Black Friday com bons descontos.

Ter uma operação de separação e envio organizada é fundamental para evitar prejuízos na data da Black Friday com pedidos errados, reembolsos e logística reversa.

Preste um bom atendimento

Com ou sem promoção, garanta que o seu atendimento seja impecável em todos os pontos de contato com os clientes: descrição do produto no site, envio de produtos, respostas de perguntas nos marketplaces que permitem a interação entre vendedor e usuário etc.

Faça bons anúncios

Garanta que os anúncios dos seus produtos estejam claros, com todas as informações relevantes, e textos persuasivos para alcançar uma boa taxa de conversão em vendas.

Fique de olho nas promoções dos marketplaces e participe

Os sellers precisam ficar atentos quando os marketplaces divulgam as promoções para os parceiros. É dessa maneira que os vendedores podem cadastrar seus produtos com descontos nas promoções dos marketplaces e ganharem mais relevância dentro dos sites.

Confira as condições de frete que os marketplaces oferecem

Como você já sabe que o frete é um fator decisivo na hora da compra, consulte as condições de envio que os marketplaces oferecem para que seu anúncio seja completamente atrativo.

Programas como Magalu Entregas, B2W Entregas e FBA Amazon podem ser interessantes para muitos sellers.

Faça a integração de canais de venda

Para unificar seu estoque vendendo em muitos canais de vendas (como e-commerce e diferentes marketplaces), organizar a operação, automatizar o cadastro de produtos em diversas plataformas, replicar anúncios e facilitar suas vendas em diversos aspectos, contar com uma hub de integração de marketplaces é muito importante para seu sucesso sendo multicanal.

Se desejar, você pode testar um dos integradores parceiros da Dooca que é o Ideris. Eles possuem integração com a Dooca e os principais marketplaces do mercado, e ainda oferecem sete dias gratuitos para teste. 

Artigo escrito por Ideris.