Menu Clientes > Grupos
O grupo de clientes pode ser utilizado para gerar condições diferenciadas para uma seleção específica de clientes como, markup de preço, formas de envio e até mesmo métodos de pagamento.
Caso você não defina nenhum grupo de cliente, todos os seus clientes serão inseridos automaticamente no grupo padrão.
Exemplos de uso
Suponhamos que você comercialize produtos para varejo e atacado. Nesse caso, você pode criar dois grupos de clientes diferentes e realizar as configurações necessárias para cada um deles.
Como cadastrar grupos de clientes
1º Acesse o menu clientes e clique em grupos.
2º Clique em adicionar grupo.
3º Preencha os campos de cadastro e selecione salvar alterações.
- Nome do grupo: Este é o nome do grupo para identificação. Exemplo: Clientes VIP; Entrega diferenciada.
- Markup Aplicado no preço: Dentro da configuração de um grupo de clientes, você poderá modificar os preços de venda de toda a loja virtual aplicando um markup. Esse campo fará a multiplicação do fator (markup) ao preço de venda, por exemplo: o preço cadastrado no produto é R$100,00 e o markup é 0.80 = preço de venda R$80,00 para clientes que estiverem vinculados a este grupo.
Esta regra é válida para todos os produtos e não será exibida como "promoção", e sim como preço de venda. - Tornar este grupo padrão: Ao marcar a opção de grupo padrão, todos os clientes serão inseridos automaticamente neste grupo no momento do cadastro.
- Este grupo pode ser selecionado pelo cliente durante o cadastro: Selecione essa opção para permitir que seus clientes optem por entrar em um grupo sem a necessidade de inserção manual.
- Métodos de envio: Defina os métodos de envio ou de retirada que serão permitidos a esse grupo.
- Métodos de pagamento: Defina os métodos de pagamento que serão permitidos a esse grupo.
- Compra mínima: Você pode definir um valor mínimo para fechamento de compra deste grupo.
- Quantidade mínima: Você pode definir uma quantidade mínima de produtos para fechamento de compra deste grupo.
Como adicionar os clientes aos grupos
Após criar o grupo, você precisa vincular os clientes desejados.
1º Clique no menu clientes e clique em clientes.
2º Acesse o cadastro do cliente desejado e selecione a opção editar.
3º Dentro do cadastro é só você selecionar o grupo desejado na categoria grupo.
Dicas da Dooca :)
Para ter acesso às condições cadastradas ao grupo, o cliente precisa estar logado na sua conta e pertencer ao grupo.
Exibição na loja virtual
Seleção do grupo no cadastro: