Cadastrando produtos na plataforma de e-commerce

Cadastre os seus produtos que serão vendidos na plataforma para loja virtual

Cadastre os seus produtos que serão vendidos na plataforma para loja virtual.

Na loja virtual você não terá um vendedor explicando as funcionalidades do seu produto, devido a isto quanto mais completo for o cadastro do seu produto, maiores as chances de você obter sucesso no seu site de vendas.

Como cadastrar os produtos na plataforma para loja virtual

    Para cadastrar os seus produtos, acesse o Menu CATÁLOGO > PRODUTOS.

    Clique no botão “+ adicionar produto” localizado no canto superior direito.

    Na hora de cadastrar os produtos da sua loja virtual na plataforma de e-commerce, você precisará preencher algumas informações sobre ele. Confira abaixo detalhadamente qual a finalidade de cada campo no cadastro de produtos simples e com variação:

    Campo

    Especificação

    Nome do produto

    Nome do produto exibido na loja virtual.

    Descrição do produto

    Descrição completa e detalhada do produto.

    Preço de venda

    É o preço de venda do produto na loja virtual.

    Comparar com

    Preço comparativo ao preço de venda atual. Serve para a formação de promoção na loja virtual.

    Referência

    É o código de referência do produto, ele é exibido no site.

    GTIN

    GTIN significa Número Global do Item Comercial. Se trata dos dígitos que aparecem abaixo dos códigos de barras para identificação de produtos. Sua forma mais comum é de 13 dígitos, podendo também ser formado por 8, 12 ou 14 dígitos. No mundo virtual, os canais digitais usam esses identificadores únicos para estabelecer a singularidade de um produto.

    MPN

    Número de peça do fabricante. Os MPNs são usados para identificar um produto específico entre todos os produtos do mesmo fabricante.

    Dias adicionais para a entrega

    Caso, por algum motivo necessite de mais tempo para entregar o produto, você poderá informar neste campo os dias adicionais necessários.

    Estoque

    Informe a quantidade de produto disponível em estoque.

    Imagens

    1. Faça o upload de todas as imagens do produto, incluindo todas as cores que você tem disponível;

    2. Após o upload concluído, clique sobre a foto e arraste para ajustar a ordenação das fotos. Organize primeiro por cor (se for o caso), e depois por ordem de prioridade de exibição na loja virtual;

    3. Caso seu produto tenha variação de cor, você precisará informar qual foto se refere a cada cor clicando em "Atribuir a variação de cor para cada foto do produto";

    4. Agora clique sobre o nome da Cor, e selecione ao lado as fotos respectivas. O sinal verde sobre a foto significa que a foto já está selecionada para a cor.

    Dimensões da embalagem

    Informe as medidas e peso do produto já embalado para envio. Essas informações não aparecem no site. Apenas envia para os correios ou transportadora fazer o cálculo do frete e informar ao cliente.

    Peso

    Informe em quilos o peso do produto já embalado, lembrando que esta informação será utilizada para cálculo do frete.

    Altura

    Informe em centímetros a altura do produto já embalado, lembrando que esta informação será utilizada para cálculo do frete.

    Largura

    Informe em centímetros a largura do produto já embalado, lembrando que esta informação será utilizada para cálculo do frete.

    Comprimento

    Informe em centímetros o comprimento do produto já embalado, lembrando que esta informação será utilizada para cálculo do frete.

    SEO

    O SEO é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo auxiliar os sites de busca sobre a sua página. Trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos. A plataforma faz o preenchimento automático deste campo. Mas caso queira editar é possível, clicando aqui e fazer a alteração

    Meta title

    A tag title é um dos itens que mais influencia o posicionamento da sua loja virtual no Google, se não for o mais importante. Ela é montada automaticamente pelo nome do produto, mas pode ser modificada manualmente caso seja necessário. Desta forma você pode modificar a estrutura da URL do produto sem mexer no nome.

    Meta description

    A meta description define a descrição exibida nos resultados do Google. A Dooca gera automaticamente a description baseada no cadastro do produto conforme exemplo abaixo, mas pode ser modificada manualmente caso seja necessário.

    Compre online [nome do produto] da categoria [nome da categoria principal] e muito mais. Ofertas imperdíveis na loja [nome da loja]! Faça seu pedido, pague online e receba onde quiser.

    Meta keywords

    A meta keywords são palavras-chave do produto e ainda são utilizadas por alguns buscadores, porém possuem pouca relevância em relação ao meta title.

    Métodos de envio

    Por padrão, todos os métodos de envio já estão pré-selecionados para todos os produtos, então apenas desmarque a opção caso este produto não possa ser enviado por algum dos métodos listados.

    Desconto no boleto

    Informe 0 para não permitir desconto no boleto; deixe em branco para utilizar o desconto padrão configurado em "formas de pagamento" ou informe a porcentagem desejado para este produto.

    Quantidade mínima por pedido

    Informe a quantidade mínima necessária para fechamento do pedido deste produto.

    Quantidade máxima por pedido

    Informe a quantidade máxima que o cliente poderá comprar deste produto.

    Permitir venda somente em kits

    Alguns produtos fazem parte de kits e não podem ser vendidos separadamente. Se este for o caso, marque a opção "permitir venda somente em kits", caso contrário deixa a opção desmarcada.

    Venda sem estoque

    Com a "venda sem estoque" ativa, você poderá definir um preço diferente ao produto, supondo que você poderá ter um custo maior com a reposição do estoque. Caso queira manter o preço de venda igual, basta não preencher este campo, deixe ele como R$0,00.

    Dias adicionais de entrega: Com a "venda sem estoque"

    Você poderá definir também quantos dias adicionais para entregar este produto. Supondo que você poderá ter um prazo maior com a reposição ou produção do item. Enquanto o estoque for maior do que zero o prazo de entrega será calculado normalmente, considerando os dias adicionais somente em caso de estoque igual ou menor do que zero.

    Gênero e faixa etária

    Caso você esteja fazendo marketing no Google você pode escolher o gênero e a faixa etária do seu público para impactar essas pessoas.

    ID ERP (Código no sistema de gestão)

    Código do produto utilizado no ERP (sistema de gestão. A utilização deste recurso depende da integração entre os sistemas.

    Localizador de estoque

    O campo localizador de estoque serve para você informar onde o seu produto está armazenado, facilitando a localização do produto para separação do pedido.

    Modelo de produto

    Informe o nome ou código do modelo do produto.

    Garantia

    Informe o período/prazo de garantia do produto.

    NCM

    Informe o código NCM do produto.

    IPI

    Informe a alíquota de IPI do produto.

    Substituição tributária

    Informe se este produto possui ST.

    Duplicar

    Ao selecionar essa opção você poderá duplicar o cadastro do seu produto, sem precisar cadastrá-lo novamente. A plataforma permite que no momento que você for duplicar informe se quer utilizar as mesmas fotos para ambos e se quer duplicar o produto já ativo para venda.

    Relevância

    Importância do item na listagem de produtos. Quanto mais estrelas, mais ao topo ele ficará exibido no seu site de vendas.

    Marca

    Marca do produto.

    Categorias

    Selecione as categorias e subcategorias do produto, lembrando que ele poderá ser multicategoria.

    Não esqueça de marcar a categoria principal, aquela que melhor define o produto e que ajudará a loja virtual a recomendar produtos semelhantes ao seu cliente.

    Características

    Selecione quantas características achar necessário, lembrando que estas informações servirão para filtrar os produtos na loja virtual.

    Descrição curta

    Descrição resumida do produto.

    Preço de venda

    Preço de venda do produto na loja virtual

    Comparar com

    Preço comparativo ao preço de venda atual. Serve para a formação de promoção na loja virtual. Ele deverá ser sempre mais alto do que o preço de venda.

    Tags

    Termos utilizados para busca interna do produto na loja virtual, geralmente utilizados para erros de grafia.

    Vídeo

    Você poderá inserir um vídeo por produto, e este deverá estar previamente hospedado no YouTube. Copie e cole a URL original do vídeo, e não a URL encurtada.

    Hotsite

    Você poderá vincular um hotsite a um ou mais produtos. Para isto, primeiro você deverá criar o hotsite através do menu "Conteúdo".

    Cadastrando produtos com variação na plataforma e-commerce

    Na plataforma de loja virtual você poderá cadastrar produtos simples (sem variações) ou produtos compostos com variações de numeração, tamanho, voltagem e/ou cor. Suponhamos que você esteja cadastrando na plataforma de e-commerce uma "Sapatilha" e gostaria de oferecer variações de cor e numeração. Neste caso basta clicar "adicionar variações".

    Selecionar as cores disponíveis para este produto, selecionar o atributo e então informar quais os valores deste atributo, depois é só clicar em "gerar variações".

    Você perceberá que no mesmo cadastro poderá administrar o estoque e demais detalhes de cada variação (cor e número, neste exemplo).

    Existem produtos que não necessitam de variações, como é o caso do vinho. Já outros casos como uma caneca, poderá ter apenas a variação de cor e não de tamanho.

    Caso você opte por utilizar variação de cores, na plataforma e commerce, não informe a cor junto ao nome do produto. O correto é informar apenas "Sapatilha Modelo XX" pois o nome da cor será concatenada automaticamente ao nome do produto.

    Importante: Na loja virtual, cada variação de cor será exibida na listagem de produtos como um produto individual. Ao visitar a página interna de um produto, o usuário terá a opção de visualizar "Outras cores" deste mesmo produto.

    Dica para a sua plataforma de ecommerce

    Se por algum motivo você precisou cadastrar cada variação de cor como um produto individual, você poderá agrupá-los utilizando o aplicativo "Agrupador" acessando o menu "Dooca Store".