Guia para a criação da sua loja virtual na Dooca Commerce

Dicas importantes que vão ajudar você a criar a sua primeira loja virtual com a plataforma e e-commerce Dooca Commerce.

Antes de iniciar a configuração e montagem da sua loja virtual é importante que você leia este artigo e leve em consideração as dicas para a criação do seu site de vendas. Isso tornará o processo ainda mais fácil, evitando esquecer alguma informação importante para a elaboração do seu e-commerce.

Vamos lá?!

1 • Configuração geral da loja

Acesse o menu Configuração > Geral


Nesta primeira etapa insira as informações básicas da sua loja, como título, subtítulo, descrição que será exibida nos motores de busca e etc. Neste menu você deve configurar também o funcionamento da loja e cadastros de cliente.

Para mais informações, acesse o artigo abaixo:

https://dooca.com.br/configuracoes-gerais-da-plataforma-de-e-commerce/base-de-conhecimento

2 • Pagamento

Acesse o menu Configuração > Pagamento


Você pode deixar esta etapa para depois, mas caso você já tenha tudo definido é interessante configurar o pagamento para visualizar e simular compras de produtos com valores e métodos reais de cobrança.

Para mais informações, acesse o artigo abaixo:

https://dooca.com.br/configurando-o-boleto-bancario-na-plataforma-de-e-commerce/base-de-conhecimento

3 • Formas de envio

Acesse o menu Configuração > Formas de envio


A etapa de configuração de envios também pode ser configurada em um segundo momento, mas pelo mesmo motivo de simulação de compra é interessante configurar agora. Lembrando que sua loja virtual já vem configurada com Correios (sem contrato), caso você utilize somente este método de envio precisa apenas inserir o CEP de origem do seu despacho.

Para mais informações, acesse o artigo abaixo:

https://dooca.com.br/configurando-correios-na-plataforma-de-e-commerce/base-de-conhecimento

4 • Notificações

Acesse o menu Configuração > Notificações


Insira os e-mails para receber notificações dos eventos da sua loja, como por exemplo, novo pedido, pedido cancelado, estoque baixo dos produtos e etc. É nesta página também que você pode personalizar o visual dos e-mails transacionais que o seu cliente receberá, como acompanhamento de pedido, aprovação de pagamento e etc.

Para mais informações, acesse o artigo abaixo:

https://dooca.com.br/personalizando-os-e-mails-transacionais-em-sua-loja-virtual/base-de-conhecimento

5 • Páginas

Acesse o menu Conteúdo > Páginas


A criação de algumas páginas são importantes para sua loja. É altamente recomendada a criação de pelo menos 4 páginas:

  • Sobre a marca: Descreva a sua loja ou marca para os seus clientes. Assim aumentando a credibilidade do seu site de vendas.
  • Política de privacidade: Sua loja recolhe muitas informações sobre os usuários, como contas de e-mail, nomes e até se conecta com contas em mídias sociais. Na página de política de privacidade você explicará como a sua empresa protege os dados dos clientes.
  • Trocas e devoluções: Conforme o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, define que em caso de compras que não foram efetuadas em loja física, o prazo para a troca do produto é de até 7 dias corridos, a partir do dia seguinte que o seu pedido foi entregue. Por isso, nesta página instrua seus clientes em como devem proceder nestes casos, além de outras situações como troca de produtos por questões pessoais ou cancelamento de pedidos.
  • Central de atendimento: Informe os canais de atendimento da sua loja ao seu consumidor. Criando a página com o template de “Contato” é inserido automaticamente um formulário de contato, facilitando a comunicação do seu cliente com sua equipe de atendimento.

Para mais informações, acesse o artigo abaixo:

https://dooca.com.br/criando-paginas-de-texto-simples-para-a-sua-loja-virtual/base-de-conhecimento

6 • Cadastro de produtos

Primeiro você precisa definir como você quer realizar o cadastro de seus produtos na sua loja virtual. Existem três opções:

  • Realizar o cadastro manualmente sem vínculo: Indicado para você que está iniciando a sua loja virtual ou que não possui nenhum sistema de gestão com integração de produtos.
  • Realizar o cadastro manualmente com vínculo: É o mesmo procedimento de cadastro manual, porém neste caso, após a finalização do cadastro você pode vincular os produtos com o seu sistema de gestão para gerenciamento de estoque, por exemplo. Neste caso o vínculo varia de acordo com o sistema integrado. Para maiores informações entre em contato com nosso time de suporte, através do e-mail suporte@dooca.com.br ou demais canais de acordo com o plano contratado.
  • Importar base de produtos de terceiros: Indicado para processos de migração de plataforma ou utilização de sistema de gestão com cadastro de produtos já existente, com ou sem a necessidade de integração de estoque, pedidos e etc. Esta importação pode ser completa ou parcial de acordo com a base importada. No parcial são importados apenas os dados disponíveis e o complemento do cadastro deve ser realizado no painel de controle da sua loja virtual. Cada caso deve ser analisado separadamente por nossa equipe. Para maiores informações entre em contato com nosso time de suporte, através do e-mail suporte@dooca.com.br ou demais canais de acordo com o seu plano contratado.

Você não precisa finalizar o seu cadastro neste primeiro momento, mas é interessante você ter alguns produtos cadastrados ou a estrutura de cadastro já prevista para conseguir configurar a navegação da sua loja virtual.

Realizando o cadastro de produtos manualmente

Acesse o menu Aparência > Catálogo


Para que seu processo de cadastro de produto seja mais fluído, recomendamos que você inicie o cadastro na ordem abaixo:

  1. Cadastrando características - Clique para acessar o artigo
  2. Cadastrando marcas - Clique para acessar o artigo
  3. Cadastrando atributos - Clique para acessar o artigo
  4. Cadastrando cores e estampas - Clique para acessar o artigo
  5. Cadastrando categorias - Clique para acessar o artigo
  6. Cadastrando produtos - Clique para acessar o artigo
  7. Cadastrando produto virtual - Clique para acessar o artigo

Kits de produtos

Você tem a opção de vender kits de produtos e ainda torná-los personalizáveis. Para isso você precisa primeiro cadastrar os produtos que irão compor e depois inserir estes produtos em um kit.

Vale lembrar que a disponibilidade do kit de produtos depende do seu plano contratado, clique aqui para verificar os recursos de cada plano.

Exibindo Hotsites nas páginas de detalhe e listagem de produto

Você pode inserir hotsites nas páginas de listagem e detalhe dos seus produtos. Com a ferramenta de criação de hotsites você desenvolve páginas internas com as mesmas funcionalidades do editor visual, criando hotsites incríveis com visual profissional em poucos minutos. Após desenvolver um hotsite você pode inseri-lo na página de detalhe de cada produto, na listagem de determinada marca ou categoria. Desta forma quando o usuário acessar a página de listagem da marca, da categoria ou até mesmo do produto, além das informações visualizará também o hotsite selecionado.

Para exibir um hotsite em uma página de produto, acesse o cadastro do produto no painel da sua loja virtual e selecione o hotsite pré-desenvolvido. 

Assim como nos produtos, você deve selecionar o hotsite pré-desenvolvido no cadastro de categoria ou marca para exibi-lo nas páginas de listagem de produtos desta categoria ou marca.

Vale lembrar que a disponibilidade para criar um hotsite depende do plano contratado para a sua loja, confira aqui para verificar os recursos de cada plano.


7 • Menus

Acesse o menu Aparência > Menus

Agora, crie os menus de navegação da sua loja. É importante falar que nenhuma página, hotsite, categoria ou marca de produtos é exibida automaticamente em nenhum menu da loja. Você deve criar o menu e os itens deste menu, inserindo individualmente o destino de cada item, ou seja, para onde o usuário será redirecionado quando clicar em cada item do menu.

Na maioria dos casos uma loja virtual possui três ou mais menus, conforme exemplo:

  • Menu de topo: Central de atendimento, Sobre a Marca, Blog...
  • Menu principal: Categorias de produtos, Marcas, Características, Promoções...
  • Menu de rodapé: Sobre a Marca, Política de privacidade, Trocas e devoluções, Central de atendimento…

Após criados, estes menus precisam ser selecionados na seção de Cabeçalho, dentro do editor visual da sua loja virtual.

Neste exemplo abaixo, o estilo de aparência escolhido para o rodapé aceita a seleção de até 3 menus, que foram divididos em Institucional, Acesso rápido e Principais Marcas. Para isso foram criados estes três menus com seus itens e depois disso, selecionados na seção de Rodapé, no editor da loja virtual.

Para casos de lojas virtuais com muitos departamentos ou categorias recomendamos a utilização do menu Departamentos conforme imagem abaixo. Isto possibilita a inserção de um maior número de itens de menus sem a limitação de espaço horizontal que existe no menu principal. Para inserir este menu departamentos você deve criar este menu e após isso selecionar ele na seção de Cabeçalho, também no editor visual.

Inserindo ícones no menu da sua loja

Os ícones podem ser inseridos na página de cadastro de cada item do menu, no campo de nome Ícone.

Inserindo banners no menu da sua loja

Assim como no ícone, você pode inserir um banner dentro de cada menu no cadastro do item.

Ao inserir um banner no menu o visual muda automaticamente conforme o exemplo abaixo, exibindo o banner a direita com os itens do menu em colunas.

Para mais informações, acesse o artigo abaixo:

https://dooca.com.br/criando-e-organizando-os-menus-na-plataforma-de-loja-virtual/base-de-conhecimento

8 • Editor visual

Acesse o menu Aparência > Meus temas > Customizar

Este é o editor visual da sua loja e todas as informações, banners e conteúdo da sua loja são inseridos e configurados aqui. A coluna da esquerda da tela é dividida em duas abas, a primeira é onde você vai selecionar as seções e a outra as configurações da sua loja virtual. Na aba Seções você vai inserir as seções pré-desenvolvidas de acordo com a sua necessidade e inserir o conteúdo em cada uma delas. Na aba de Configurações você seta as opções que englobam a loja e as seções inseridas.

Logo ao lado você tem um campo para selecionar qual página você quer configurar: Página Inicial, Listagem de produtos, Detalhe de produtos, Blog - listagem, Blog - postagem e Página de loja bloqueada. A listagem de seções e configurações são listadas de acordo com esta seleção, ou seja, se você quer alterar a página de detalhe produto, basta selecionar “Detalhe de produto” e setar as configurações ao lado.

Configurando sua loja virtual

Uma dica muito importante é começar pela aba de Configurações, isto vai fazer com que a inserção de seções e até mesmo o visual fique mais harmônico em um primeiro momento.

Selecione a cor ou imagem de fundo de todas as páginas (opcional), o formato de imagem de produtos que será exibido, as fontes e as cores da sua identidade visual. Importante: as cores selecionadas aqui serão usadas em todas as páginas e seções da sua loja virtual, tornando a montagem da sua loja virtual muito mais rápida pois você só vai precisar alterar as cores nas seções que deseja personalizar.

Além de selecionar o estilo dos formulários e botões, chegou a hora de configurar as opções de exibição de preço dos produtos, texto, estilo e ações do botão de compra. Na seção selos você vai configurar as cores e tamanho de fonte dos selos de percentual de desconto e lançamento.

O Estilo customizado é recomendado apenas para você que possui um conhecimento avançado em CSS. É utilizado para personalizações específicas de determinada seção ou página, sobrepondo o CSS inserido aqui pelo CSS base do tema, consequentemente personalizando o visual da sua loja virtual.

Favicon é a imagem, ou ícone, utilizado na aba dos navegadores quando o usuário estiver navegando no seu e-commerce. Recomendamos a utilização de uma imagem .PNG com aproximadamente 96x96px de dimensão.

Já a imagem de Share é utilizada quando sua loja virtual for compartilhada nas redes sociais. Recomendamos a utilização de uma imagem .JPG com dimensões aproximadas de 1280x628px. Logo abaixo você vai inserir as redes sociais da sua empresa ou marca, elas serão exibidas no rodapé e no topo da sua loja, de acordo com o estilo de aparência que você vai selecionar.

A última seção da aba Configurações é a Checkout. Todo o visual da tela de minha conta, carrinho e finalização de compra deve ser configurado aqui. Você pode selecionar os logos, cores, inserir banner e informações de contato. Além de ter a possibilidade de inserir CSS customizado especificamente para estas páginas da sua loja virtual.

Inserindo e editando as Seções

As seções são blocos pré-desenvolvidos para você selecionar e exibir na sua loja virtual. As duas únicas seções fixas são o Cabeçalho e o Rodapé que serão exibidas em toda a loja virtual.

As demais seções você vai selecionar de acordo com sua necessidade. Dentro de cada seção as configurações são basicamente separadas em Conteúdo e Aparência. Na Aparência você vai personalizar as cores, disposição de elementos, espaçamentos e demais opções visuais de cada seção. E em Conteúdo você vai inserir as informações de título, descrição, textos e imagens de acordo com cada estrutura.

Você pode inserir, remover, ordenar ou inativar as seções. Todas as alterações realizadas na coluna da esquerda serão pré-visualizadas na tela e vale lembrar que pode levar até 5 minutos para serem atualizadas no ambiente online da sua loja virtual, por questões técnicas que ajudam na performance do seu e-commerce.

Se você ficou com alguma dúvida, acesse o artigo abaixo:

https://dooca.com.br/editando-o-cabecalho-da-plataforma-para-loja-virtual/base-de-conhecimento

9 • Publicação da sua loja virtual no seu domínio

Após realizar os testes de navegação, configuração de pagamento e envio, com todas as informações corretas a sua loja está pronta para ser publicada no seu domínio final.

Para isso acesse o artigo https://dooca.com.br/configuracao-de-dns-para-publicacao-de-loja-virtual/base-de-conhecimento, siga os passos informados e envie um e-mail para nosso time de suporte, através do e-mail suporte@dooca.com.br para que façamos a instalação do certificado SSL e liberação do apontamento.

Apenas ressaltamos que o seu contrato com a Dooca deve estar assinado para a liberação da loja.

10 • Suporte técnico

Caso você tenha dúvidas que não foram esclarecidas pelos artigos da Base de conhecimento Dooca Commerce, entre em contato com nosso time de suporte através da página https://dooca.com.br/suporte ou demais canais de acordo com o seu plano contratado. Estamos à disposição para ajudar você!