Integrando o Bling a plataforma de loja virtual

Saiba quais campos são necessários cadastrar para cadastrar corretamente os seus produtos no Bling

O Bling é um sistema de gestão empresarial (ERP) para micro e pequenas empresas. Sua plataforma permite que empresários realizem a gestão do seu e-commerce com segurança, facilidade, agilidade e eficiência. São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais. Além da emissão de notas fiscais o sistema permite ainda a geração de boletos bancários, de cobranças e de propostas comerciais. Tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar.

Como integrar o Bling com plataforma para loja virtual Dooca Commerce

No painel de controle da Dooca Commerce, acesse o menu Dooca Store, escolha o aplicativo do Bling e clique em “instalar sem custo adicional”.

Após instalar o aplicativo, você deve acessar a sua conta do Bling, e ir até o menu “Preferências”, localizado no canto superior direito.

Na barra lateral selecione a opção Sistema e depois clique em “usuários e usuário API”.

Uma nova tela será aberta, e então clique em “incluir um usuário”, selecione a opção de “usuário API”, e então preencha as informações de nome e e-mail. No campo API Key, clique em gerar. No menu abaixo você deverá selecionar todas as opções dos campos de Cadastros, Suprimentos e Vendas, conforme exemplo abaixo:

Agora copie o código do API Key no Bling e cole no Campo API Token do aplicativo do Bling na Dooca Commerce, que está instalado no menu Dooca Store.

Após criar o usuário o segundo passo é criar a sua loja no Bling, para isso acesse novamente o menu “Preferências” no painel do Bling, selecione o menu “Integrações”, e agora clique em “Configurações de integração com lojas virtuais e marketplaces”.

No campo de busca de busca digite a palavra “API”, e selecione a opção de Bling API.

Insira no campo Canal de Venda o nome Dooca Commerce e clique no botão salvar.

IMPORTANTE

Caso você não queira exportar todos os produtos para a Dooca e/ou definir preços diferenciados para o e-commerce, você deverá copiar esse Código da loja API Bling e colar no campo Configuração de loja no painel de controle da Dooca Commerce.

Cadastrando os produtos no Bling

Quando você opta por integrar o Bling à Dooca Commerce, alguns dados são sincronizados entre as duas plataformas, evitando que você precise fazer o cadastro de produtos duas vezes.

Para que os produtos sejam exportados corretamente para a Dooca Commerce, você primeiro precisa definir se usará Código de loja API Bling ou a estrutura padrão - sem nos informar o código.

Entenda a diferença:

Sem código da loja API Bling

Caso você não informe o Código da loja API Bling em nosso aplicativo, significa que todos os seus produtos serão exportados para a Dooca Commerce, não sendo possível definir um preço diferenciado para o e-commerce, ou seja, o preço informado no cadastro do produto é o preço que será exportado para a Dooca Commerce.

Com código da loja API Bling

Ao informar o Código da loja API Bling em nosso aplicativo, significa que você poderá escolher quais produtos deseja exportar para a Dooca Commerce, e também definir preços e preços promocionais apenas para o e-commerce. 

Para sinalizar que o produto deve ser exportado, siga os passos abaixo:

1. Clique no carrinho de compras verde, exibido na listagem de produtos;

2. Sinalize a loja na coluna vincular e clique em salvar - ou clique em exibir para sinalizar preço e preço promocional diferenciados;

3. Se optou por clicar em exibir, preencha o preço e preço promocional;

 

IMPORTANTE: Se o seu produto possui variações, é obrigatório que você vincule o produto pai e as variações para a exportação. Vinculando apenas o produto pai, ou apenas as variações, não funcionará corretamente.

Como cadastrar os produtos no Bling

É importante que você entenda quais campos serão sincronizados, então segue abaixo a lista com a especificação de cada campo:

Campo no Bling

Especificação e Equivalência

Código (SKU)

Este campo é OBRIGATÓRIO. Sem ele a exportação não funcionará. Ele é a chave de conexão do produto entre as duas plataformas, então preencha-o preferencialmente apenas com números. Ele será registrado na Dooca Commerce como ID_ERP, localizado nos detalhes da variação de um produto.

Descrição

O campo descrição no Bling equivale ao campo nome do produto no painel de controle da Dooca Commerce.

Dados gerais> Preço venda

O campo preço venda no Bling equivale ao campo preço de venda no painel de controle da Dooca Commerce.

Estoque

O campo estoque no Bling fica visível apenas em Suprimentos > Controle de estoques.

Veja como fazer um lançamento de estoque acessando aqui o manual do Bling.

Estoque > Localização

O campo localização no Bling equivale ao campo localizador de estoque no painel de controle da Dooca Commerce.

Tributação > NCM

O campo NCM no Bling equivale ao campo NCM no painel de controle da Dooca Commerce.

Fornecedor > Marca

O campo marca no Bling equivale ao marca no painel de controle da Dooca Commerce.

Dados gerais> Peso Bruto

O campo peso bruto no Bling equivale ao peso no painel de controle da Dooca Commerce.

O peso líquido não será importado.

Dados gerais> Largura

Preencha o campo largura no Bling com a largura exata do produto. Este campo será vinculado ao campo largura no painel Dooca.

Dados gerais> Altura

O campo altura no Bling equivale ao campo altura no painel de controle da Dooca Commerce.

Dados gerais> Profundidade

O campo profundidade no Bling equivale ao campo comprimento no painel de controle da Dooca Commerce.

Não se esqueça de selecionar sempre a unidade de medida centímetros no Bling.

Dados gerais> GTIN/EAN

O campo GTIN/EAN no Bling equivale ao campo GTIN (ean, barcode...) no painel de controle da Dooca Commerce.

Cadastrar produtos com variações no Bling

Se você tem dúvidas sobre como cadastrar produtos (principalmente cadastros com variação de cor e tamanho), clique aqui e confira o manual de cadastro de produtos do Bling.

IMPORTANTE: A Dooca Commerce permite a utilização de no máximo duas variações, sendo cor e mais uma, como por exemplo:

  • cor + tamanho;
  • cor + numeração;
  • cor + voltagem. 

Variação Simples

Deve-se informar o nome do atributo e o seu respectivo valor separados por ":" sem espaço ( atributo:valor ).

Consideramos que o produto Camisa tenha apenas tamanhos, seu atributo é "Tamanho" e o seu valor é "P", dessa forma deve ser informado como nome "Tamanho:P";

Variação Dupla

Deve-se utilizar o mesmo método citado acima, apenas adicionando o segundo atributo além do separador ";" entre eles ( atributo1:valor1;atributo2:valor2 ).

Consideramos que o produto Camisa Preta P, seus atributos são "Cor" e "Tamanho", já seus valores são "Preta" e "P" respectivamente, dessa forma deve ser informado como nome "Cor:Preta;Tamanho:P"


Dica para a sua plataforma de e-commerce

Os campos sincronizados devem ser corrigidos/modificados apenas no Bling. Caso você corrija/modifique alguma destas informações no painel de controle da Dooca Commerce, estas informações serão sobrescritas pelos dados cadastrados no Bling assim que rodar a próxima rotina de sincronização.