A diferença entre Domínio e Hospedagem #DicaDoParceiro

Nossa grande parceira Lais, da agência PlanetsWeb, compartilhou um conteúdo super interessante sobre a diferença entre Domínio e Hospedagem. 

Então, bora lá: 

Domínio e hospedagem: qual é a diferença?

Na internet, é normal se confundir com alguns termos. Muitas vezes a explicação parece extremamente técnica, complicada demais, o que não é 100% verdade. Como é o caso da diferença entre domínio e hospedagem.

Explicando de uma forma simples, o domínio corresponde ao nome da sua empresa. Já a hospedagem é como se fosse o ponto comercial no qual o negócio vai funcionar.

Ao registrar o domínio você garante o uso do endereço e com a hospedagem garante um servidor onde os arquivos do seu site serão armazenados e disponibilizados online.

Assim sua empresa estará acessível em tempo integral para qualquer pessoa no mundo, bastando digitar o nome do domínio para acessá-la.

O que é domínio de sites?

O nome de domínio é o endereço do site dentro da internet que é digitado na barra de endereços do navegador para que os usuários possam localizar o seu site.

O DNS é a abreviação de Domain Name System é o sistema que faz a ligação entre um domínio e um IP, que é a identificação numérica do servidor para o qual o domínio está apontado.

A internet é uma gigantesca rede de computadores conectados entre si. Para identificá-los facilmente, cada computador recebe uma série de números chamados Endereço IP. Os computadores não têm problemas para identificar e lembrar esses números. No entanto, é impossível para os seres humanos lembrar e usar esses números para conectar-se a sites na Internet.

Para resolver esse problema, nomes de domínio foram inventados.

Agora, se você deseja visitar um site na Internet, não precisa digitar uma série de números. Em vez disso, você pode digitar um nome de domínio fácil de lembrar.

Quais são os tipos hospedagem?

Hospedagem compartilhada é a solução mais econômica para hospedagem de blogs e sites com tráfego moderado.

Hospedagem compartilhada

De fato, muitos sites compartilham um único servidor e os mesmos recursos, sendo conveniente a usuários mesmo sem nenhum conhecimento específico para a manutenção do site, as empresas de hospedagem oferecem uma completa administração dos sistemas e cuidam de todos os aspectos referentes à manutenção de um site (atualização, segurança. backup).

A principal vantagem da hospedagem compartilhada é o preço, a facilidade de uso. Ela é recomendada para sites com tráfego moderado.

Hospedagem de nuvem

Hospedagem na nuvem traz solução facilmente escalável ao seu negócio que pode solicitar sob demanda ao provedor de hospedagem mais capacidade dos servidores a fim de suportar o aumento no tráfego, evitando travamentos ou até a queda do site.

Por se tratar de uma rede virtual com vários servidores, a hospedagem na nuvem é altamente estável, havendo um problema com um dos servidores a demanda de tráfego é automaticamente transferida para outro servidor da rede.

Para sites com tráfego de moderado a alto, hospedagem na nuvem é a melhor escolha.

Desde que a performance do seu site dependa diretamente dos recursos da hospedagem, um aumento repentino do volume de pessoas será facilmente absorvido por outros servidores disponíveis na rede.

Conclusão

Com a gama de ferramentas hoje disponíveis para construção de sites e opções de pacotes com preços acessíveis, faz hoje com que qualquer empresa possa divulgar sua marca na internet.