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7 dicas para aumentar o ticket médio da sua loja virtual

O ticket médio da sua loja virtual anda bem? Pois fique sabendo que ele é um importante indicador sobre suas vendas e mantê-lo em crescimento é a meta (que todo mundo sempre quer dobrar!)

Se você não sabe o que significa ticket médio, não se preocupe! Hoje você vai aprender o real significado desse termo que gera dúvida em muitas pessoas, além de aprender dicas importantes que serão úteis para vender ainda mais na internet.

O que é o ticket médio da sua loja virtual?

O ticket médio nada mais é que o valor médio das suas vendas. Simples, não? Mas, apesar de possuir um significado tão simples, esse tema não pode ser deixado de lado. Afinal, quem não quer aumentar o valor médio das vendas? 

Na teoria, quanto maior o ticket médio, mais rentável é a empresa, já que os clientes estão gastando mais ao comprar de você. De qualquer forma, não é tão fácil aumentar esse indicador. Porém, algumas dicas podem deixar esse processo mais simples, basta ter um bom planejamento e determinação. 

Se liga nas dicas da Dooca para aumentar o ticket médio da sua loja virtual!

Ofereça frete grátis para determinados valores

Para turbinar suas vendas pela internet, uma opção viável e muito atrativa é disponibilizar frete grátis. Essa alternativa deve ser utilizada com cautela, é claro. Afinal, o lojista deve ter condições para não comprometer a saúde financeira do negócio.

Para isso, considere o ticket médio dos seus clientes e ofereça frete grátis apenas se o valor envolvido realmente compensar essa estratégia. O frete grátis pode ser um importante diferencial para aquele cliente que está em dúvida entre comprar da sua loja ou do seu concorrente.

Disponibilize compras com descontos progressivos

Antes de sair por aí dando descontos para todo mundo, tenha em mente que seu objetivo, nesse caso, é aumentar o ticket médio das vendas. Portanto, crie promoções realistas e que trabalhem com valores mais altos do que o comum para sua loja. 

Dessa forma, se o seu ticket médio atual for R$50,00, ofereça descontos progressivos a partir de R$100,00, por exemplo.

Com a Dooca, você pode aproveitar o Compre e Ganhe para oferecer esses descontos aos seus clientes. Use a criatividade para criar promoções como:

  • 50% no segundo produto;
  • Compre 2 e tenha frete grátis;
  • Compre 3 e ganhe 30% OFF;
  • Tenha X% OFF na categoria X de produtos.

Tenha uma lista de produtos diversificados

Dependendo do nicho de atuação da sua loja virtual, a possibilidade de oferecer diferentes versões de um mesmo produto não pode ser desperdiçada. É importante oferecer apresentar opções do mesmo item e produtos relacionados para seu cliente. Assim, ele pode conferir mais da sua oferta antes de finalizar a compra.

Inclua novas categorias, produtos, modelos e marcas para que seu cliente tenha alternativas para encher o carrinho, fazendo uma compra de maior valor e aumentando o ticket médio da sua loja virtual.

Crie kits de produtos

Considere criar kits com seus produtos e ofereça essas combinações para seus clientes, explorando diferentes modelos como: conjuntos masculinos, femininos, masculinos e femininos juntos, enfim, conjuntos diversificados e que alcancem todos os públicos.

A estratégia de vender kits de produtos é muito usada em datas comemorativas, como Dia das Mães, Natal, Páscoa, entre outras. Nessas ocasiões, as pessoas costumam comprar produtos mais caros e em maior quantidade. Ou seja,  outra grande oportunidade para aumentar o ticket médio!

Mantenha contato com seu cliente

Mantenha o contato com seu cliente sempre que possível! Pode parecer uma tarefa superficial ou até mesmo improdutiva, mas a verdade é que as pessoas, ao fazerem qualquer compra, se sentem mais suscetíveis se tem uma relação muito próxima com a marca. 

É muito provável que um cliente tratado com educação e que recebe a devida atenção volte a comprar de você. Um atendimento qualificado pode fazer a diferença na hora da compra, portanto, não deixe de focar em um atendimento competente para fidelizar seu público. 

Já alguém insatisfeito pode repercutir a impressão negativa nas avaliações da loja ou até nas redes sociais, impactando muito na sua reputação e nas vendas. 

Conheça sua base de clientes

Tão importante quanto qualquer outra dica desse artigo, traçar o perfil dos seus clientes é essencial para criar estratégias de venda certeiras e que não desperdicem tempo e dinheiro.

É extremamente necessário conhecer seu público para turbinar suas vendas online, sendo uma técnica útil para alavancar, ainda, o ticket médio da sua loja. Por isso, reúna o máximo de informações sobre essas pessoas, isso vai ajudar você a encontrar potenciais clientes e a manter uma ótima relação com os atuais.

Você pode optar pela criação de personas para identificar melhor quem são seus consumidores. Dessa forma, você fortalece o plano de negócio e toma decisões adequadas para esse público. Pense em quem eles são, faixa etária, gênero, comportamento, preferências, etc, registre essas informações e crie uma descrição com dados reais e algumas suposições.

Outra alternativa é a realização de entrevistas com seus próprios consumidores sobre o que eles buscam e esperam do seu produto, sendo uma técnica mais precisa para entender as necessidades do seu público.

Use técnicas de cross-sell e up-sell

“Cross-sell” significa venda cruzada, ou seja, a venda de produtos ou serviços relacionados, que se complementam baseado no interesse do cliente ou na compra de determinado produto.

Se você está vendendo um caderno, não perca a oportunidade de oferecer uma caneta, por exemplo. Se o cliente estiver interessado em um tênis, não deixe de mostrar seus melhores pares de meias. Crie uma estratégia para este modelo de venda, relacionando produtos de nichos que se complementam e identificando potenciais clientes.

O “up-sell”, por sua vez, preza por uma abordagem focada na obtenção de um produto melhor, mais avançado ou sofisticado em comparação ao item original. Um exercício simples de comparação é o processo de compra de um smartphone, quando você busca o modelo A e lhe são oferecidos os modelos B e C, que são atualizados e possuem mais funções.

Tanto o cross-sell quanto o up-sell podem ser usados para aumentar o ticket médio da sua loja virtual. Mas, lembre-se, são modelos de venda que exigem estratégias bem definidas para funcionarem.

Agora que você entendeu o significado do termo “ticket médio” e aprendeu algumas estratégias para aumentá-lo, que tal aplicar esse conhecimento na sua loja virtual Dooca?

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