Ticket médio: aproveite o Dia dos Namorados para aumentar o seu

O Dia dos Namorados é uma das principais datas comemorativas do ano para aumentar o ticket médio do seu negócio, além de ser considerada uma das mais especiais. Afinal de contas, é nela que buscamos presentear e demonstrar todo o amor que temos pela pessoa que é nossa companheira de vida. 

A data é, junto com o Dia das Mães, uma das que mais movimenta e gera faturamento para o comércio. Juntos, esses dias chegaram a um faturamento de R$7,8 bilhões só no e-commerce em 2020, segundo dados da Ebit | Nielsen. Eles ultrapassaram até mesmo a Black Friday e o Natal, que alcançaram R$7,7 bilhões em lucro no mesmo ano.

Por isso, quando pensamos em oportunidades de vendas, o Dia dos Namorados merece uma atenção especial por parte dos empreendedores. 

Mas, como se preparar e aproveitar a data para melhorar o engajamento e o faturamento do seu negócio? Uma ótima opção é trabalhar com ações que estimulem o aumento do seu ticket médio, que nada mais é do que o valor médio gastos nos pedidos feitos na sua loja em um período de tempo. 

De acordo com uma matéria divulgada pela CNN Brasil, a expectativa é de que o valor gasto entre as pessoas no ano de 2022 seja de, em média, R$481, contra R$276 em 2021, o que equivale a um aumento de 74%. Este será o maior ticket médio já registrado desde que os estudos iniciaram (2001), e representa uma grande oportunidade para os lojistas alavancarem os lucros do seu comércio.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como aumentar o ticket médio da sua loja durante a data:

Conheça o seu cliente

Uma das melhores formas de aproveitar o Dia dos Namorados para vender muito é conhecer o comportamento do seu cliente e como ele planeja celebrar este dia. 

Sabemos que, além dos presentes, é muito comum que o Dia dos Namorados seja uma oportunidade de levar a pessoa amada para um jantar ou passeio especial. Por isso, é interessante pensar em como a sua loja pode participar desse momento de alguma outra forma que agregue a ocasião.

Uma opção interessante é a disponibilização de brindes para as compras que atingirem determinado valor em produtos. Um saquinho com sais de banho ou até mesmo um chocolate gostoso podem fazer o seu negócio marcar presença e ser lembrada após a comemoração.

Desta forma, além de melhorar o seu ticket médio, é possível entregar mais valor para o seu cliente, e, consequentemente, aumentar as chances de vender ainda mais no futuro.

Ofereça desconto progressivo nas compras

O desconto progressivo é uma estratégia utilizada para estimular o cliente a comprar uma maior quantidade de produtos. Em troca, ele recebe uma redução no valor da compra.

Oferecendo um percentual gradativo, de acordo com o tamanho do pedido, você incentiva o consumidor a avaliar a inclusão de mais itens para conseguir receber mais desconto. 

Ela é muito utilizada por quantidade de peças, como, por exemplo: 

  • 1 peça – 10% de desconto;
  • 2 peças – 20% de desconto;
  • 3 peças – 30% de desconto.

Quando pensamos em aumento do ticket médio, este é um dos métodos mais utilizados, pois além de movimentar o seu estoque, ele pode ser adaptado de diversas formas, de acordo com os objetivos do seu negócio.

Faça kits de produtos

Outra forma de incentivar o seu cliente a comprar mais produtos e aumentar o ticket médio do seu negócio, é montar diferentes kits com preços promocionais.

Este método consiste em disponibilizar um conjunto de produtos que agreguem valor entre si e ofertá-los com um valor menor do que dos itens vendidos separadamente, tornando a compra do kit mais vantajosa.

Isso influencia na tomada de decisão do cliente, uma vez que o estimula a escolher a opção que será mais lucrativa para ele. Junte peças ou produtos que possam ser usadas em conjunto ou que se complementem, como, por exemplo:

  • Conjunto de calça + blusa;
  • Combo de shampoo + condicionador;
  • Kit de flores + chocolates.

Esta estratégia pode ser utilizada por todos os segmentos, pois você consegue criar kits com os mais diferentes produtos e para várias funcionalidades ou objetivos.

E, vamos combinar: se receber um presente é bom, que dirá vários?

Crie promoções de frete grátis

Quem compra na internet sabe que um dos bônus que mais chama atenção é o frete grátis. Além de ser um grande atrativo, ele tem um forte poder na decisão de compra do cliente. 

Segundo estudo realizado pela Moosend, um dos principais motivos que ocasiona na desistência do carrinho de compras é o alto valor do frete. Por isso, disponibilizar este tipo de desconto é uma ótima maneira de ganhar a preferência do seu consumidor em relação à concorrência. 

Ele também é um ótimo aliado quando o objetivo é aumentar o valor médio das vendas da loja, pois você pode estipular um valor mínimo de compra para que o cliente receba este benefício. 

Isso estimula a compra de uma maior quantidade de produtos, com o objetivo de conseguir atingir o mínimo para ganhar o frete.

Ofereça desconto nas formas de pagamento à vista

Como sempre, o bom e velho desconto é um dos maiores aliados dos consumidores que estão realizando suas compras. 

Oferecer um determinado percentual a ser descontado para compras que sejam pagas à vista pode ser um fator determinante para incentivar o seu cliente a comprar produtos mais caros, pois o desconto será maior.

Você pode, por exemplo, oferecer um desconto de 10% para compras acima de um determinado valor e que sejam pagas no Pix ou no débito.

Além de ser vantajoso para o seu negócio, pois você receberá o valor integral dos itens no ato da compra, é um estímulo para que o seu cliente opte por levar mais produtos. Você aumenta o ticket médio do seu negócio e, de bônus, ainda recebe o valor da venda à vista. 

Outro ponto positivo é que ações como essa ajudam a fidelizar o seu público, aumentando as chances de que eles comprem de você no futuro. Um cliente feliz é um cliente que volta, não é mesmo?

Hora de colocar em prática!

E aí, o que você achou dessas dicas?

Depois de ler nosso conteúdo e se informar sobre as estratégias para aumentar os lucros e o valor médio dos pedidos da sua loja, é hora de você escolher qual delas vai aplicar no próximo Dia dos Namorados.

Lembrando que aqui na Dooca você consegue configurar todas estas funcionalidades para aproveitar asdatas comemorativas com o melhor engajamento possível.

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