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Dicas de como atender bem um cliente online

A importância de um bom atendimento não fica só no offline.

Nada melhor do que agilidade para resolver nossas dúvidas e problemas, certo? Certo! Então quando a gente fala na relação da empresa com o seu público, logo de cara pensamos na soma de um produto que atende as expectativas e um atendimento que supera as expectativas.

Quer saber mais? Descubra, ao longo deste texto, a importância de ser rápido no atendimento ao cliente, e dicas de como implementar um sistema veloz e eficiente na sua empresa. Que tal consumidores encantados com sua marca? Segue o fluxo! 

Por que apostar em um atendimento ágil

Você conhece o conceito de consumidor 4.0? Ele se refere, basicamente, aos jovens consumidores. Pessoas que fazem compras e contratam serviços em um mundo tecnológico e interativo. Por conta da internet, esses clientes se vêem no controle de todo o processo de decisão e compra, e gostam de estar a par de tudo.

Quanto mais informações disponíveis on-line e canais de atendimento acessíveis, o consumidor consegue entender tudo o que está acontecendo. Por isso, ele se tornou mais questionador e exigente, não tolerando mais a demora no atendimento.

O resultado é simples: quanto mais rápido e eficiente é o atendimento recebido, mais competente é a empresa que vendeu o serviço. E faz sentido, já que funcionários qualificados e bem treinados são capazes de atender demandas em menor tempo. No fim, todos saem ganhando. Não basta ter uma loja linda, um produto excelente, se o atendimento é ruim e o cliente reclama.

Responda rápido

Nos seus canais de comunicação, procure sempre oferecer respostas rápidas aos seus clientes, já que esses locais foram criados justamente para trazer mais agilidade no atendimento em relação ao e-mail e telefone (que convenhamos: devem ser utilizados em últimos casos).

A demora nas respostas ou a dificuldade de resolver os problemas podem prejudicar e muito sua reputação. E ninguém quer isso, né?!

Atendimento proativo

Entre as melhores práticas de atendimento ao cliente, a proatividade é uma das principais. No online, as pessoas esperam que você esteja disposto a solucionar um problema ou tirar uma dúvida o mais rápido possível.

Essa prática deve ser usada em qualquer momento, tanto no pré como no pós-compra, fazendo com que a sua marca seja bem avaliada pelos seus consumidores. 

Ofereça atendimento com proximidade

Hoje em dia, os clientes prezam por um relacionamento mais próximo e verdadeiro com as marcas. Por isso, evite uma comunicação padronizada, superficial e distante, porque ninguém quer conversar com um robô. 

A sensação de respostas prontas é muito negativa e prejudica o engajamento do cliente com a empresa. Humanize seus atendimentos, oferecendo maior compreensão e envolvimento de quem atende. 

Escolha canais rápidos

Prefira tirar dúvidas pelo chat, pois a informação é trocada em tempo real. Esse detalhe deixa o processo todo mais fácil e finaliza a questão sem a necessidade de aguardar e-mails, por exemplo.

A rapidez no atendimento ao cliente, portanto, é um dos pontos-chave para um negócio bem sucedido e clientes satisfeitos. 

A Dooca disponibiliza diferentes integrações  para que você possa atender seus clientes de maneira descomplicada e com agilidade.

Um dos recursos mais utilizados, é o Whatsapp e o Messenger. Se você deseja direcionar as dúvidas dos visitantes de sua loja para seu WhatsApp ou Facebook, pode ativar a disponibilidade de contato através dessas redes. Aqui te explicamos passo a passo como fazer a configuração para ter os botões de chat na sua loja. 

Outras integrações disponíveis são: Jivochat, Freshchat, Aftersale, Intercom, Talk.to e Zendesk.

São várias opções ein, você não tem motivos para não oferecer um bom atendimento na sua loja. Escolha qual melhor ferramenta para falar com seus clientes e boa decolagem!