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Venda mais usando um domínio próprio na sua loja virtual

Quem nunca entrou em um site e ficou desconfiado do nome ou simplesmente do seu endereço? Caso você tenha uma loja virtual, registrar um domínio próprio pode resolver esse problema.

O domínio é, resumidamente, o endereço de um site na web. Ele está presente na URL que digitamos no navegador para acessar um site ou, até mesmo, após o @ do endereço de e-mail.

Outro detalhe importante é que cada site possui um número de identificação, conhecido como IP. Porém, para que não seja necessário digitar um código extenso para acessar cada um deles, foi desenvolvido o DNS (Domain Name System), associando o código ao nome de domínio. Dessa forma, fica muito mais fácil memorizar os domínios do site.

O domínio da Dooca, por exemplo, é o dooca.com.br (o http e o www não contam como domínio). Um dos nossos subdomínios é o próprio Blog, no dooca.com.br/blog.

Fonte: Freepik

Vantagens de ter um domínio para sua loja virtual

Ao registrar um domínio próprio, sua loja virtual ganha mais visibilidade, melhora o ranqueamento nos buscadores (SEO) e passa mais credibilidade para o público.

Além disso, facilita a criação de subdomínios, caso você queira montar um blog, uma área de cursos ou outra seção específica do site.

Ele também caracteriza seu negócio, servindo como base para o fortalecimento da empresa e marcando presença na internet.

Ter um domínio próprio pode trazer ainda mais relevância para seu conteúdo nas redes sociais.

Crie um bom domínio e demonstre segurança

Domínios de terceiros, ou seja, os genéricos que são padronizados dependendo da plataforma, não passam confiança e profissionalismo no fortalecimento de marca.

Para criar o domínio ideal, foque em termos curtos e que sejam diretos, isso faz com que seus clientes encontrem sua loja com mais facilidade nos buscadores.

Não use caracteres especiais, pois o seu domínio precisa ser fácil de memorizar. Ignore caracteres como @, #, $, %, &, <, e números, para não confundir os clientes.

Após escolher o nome, é necessário que ele esteja disponível para uso. Para isso, acesse a ferramenta escolhida para registrar e busque pelo nome. As pesquisas são gratuitas e podem ser feitas quantas vezes forem necessárias até encontrar um domínio disponível que seja do seu agrado.

Depois de escolher o nome, você precisará de uma extensão para o domínio, mas ela precisa fazer sentido com a sua proposta. Pode ser .com, .net, .org ou até mesmo outra opção, dependendo do modelo da sua empresa. Além disso, elas ajudam na proteção do seu endereço eletrônico, assegurando a exclusividade do domínio.

Existem diversas opções para registrar seu domínio e os preços variam conforme a escolha da extensão, o período do registro e a plataforma contratada.

Vemos com mais frequência as extensões .com e .net, específicas para domínios comerciais. Já a .org representa ONGs sem fins lucrativos, .gov é usada para sites do governo, entre outras opções menos comuns.

Aplique seu domínio em e-mails profissionais

O mesmo raciocínio de fortalecimento de marca e segurança deve ser aplicado nos e-mails das lojas virtuais. Um cliente sente mais conforto em receber um e-mail vindo de nome@empresa.com do que nome123@gmail.com ou nome123@hotmail.com.

É possível, também, ter mais de um endereço relacionado ao domínio, como “vendas”, “atendimento” e “contato”.

Fonte: Unsplash

Faça o apontamento do seu domínio para sua loja virtual

Você já ouviu falar no termo “apontamento de domínio”? Não sabe o que o significa? Bem, o apontamento de domínio nada mais é do que uma forma para encaminhar seu site para outro servidor.

Digamos que você tenha um domínio registrado como minhaloja.com.br. Mas, dentro da sua estratégia, também seria interessante que o minhaloja.com funcionasse ao ser acessado.

Realizando o apontamento de domínio, os visitantes que digitarem qualquer um desses endereços terão o mesmo resultado em ambos os sites.

Assim, você previne que pessoas deixem de visitar sua loja virtual por um simples erro ao digitar o endereço.

Quer registrar um domínio para sua loja virtual na Dooca? Você pode configurar através do Registro.br, UOL, KingHost, Locaweb, entre outras opções. Confira agora mesmo os artigos da nossa Base de Conhecimento!

Registre agora mesmo seu domínio e coloque em prática essas dicas na sua loja Dooca. Se você ainda não tem uma loja com a Dooca, crie uma agora mesmo e aproveite todos os nossos recursos!

Se surgirem dúvidas, não deixe de comentar!