Glossário do E-commerce: 57 termos usados nas vendas online para você conhecer

Se você está entrando ou quer entrar no mundo das vendas pela internet, deve ter reparado que existem muitos termos usados nas vendas online. E qual a melhor forma de te ajudar a conhecer cada um deles se não reunindo todos em um glossário do e-commerce?

Alguns podem até parecer difíceis ou de outra língua (acredite em mim, muitas vezes são mesmo), mas é importante ter conhecimento sobre essas expressões para ter domínio desse mercado e, consequentemente, ter um bom desempenho nas vendas.

Então, aproveitando que existem muitas dúvidas sobre o assunto, separei termos comuns entre quem vende pela internet. Confira nosso Glossário do E-commerce! 

API

API (Application Programming Interface) é um recurso de programação que serve para criar e acessar aplicativos, softwares, programas e plataformas baseadas na Web. As APIs funcionam por meio da comunicação de diversos códigos que definem comportamentos específicos para objetos em interfaces. Elas ligam diversas funções em um site para que possam ser utilizadas em outras aplicações.

BANNER

Continuando nosso Glossário do E-commerce, os banners são imagens feitas em tamanhos pré-definidos para serem exibidos em sites. Servem, em sua maioria, para preencher espaços da página e reforçar a marca.

CABEÇALHO

O cabeçalho aparece no topo do seu site, em todas as páginas. Geralmente, ele contém o título, logo e menu da sua loja virtual.

CHARGEBACK

Chargeback, ou estorno, é um termo utilizado em transações virtuais quando o cancelamento de uma compra é realizado por meio do cartão de crédito ou débito. O consumidor pode solicitar o estorno caso desconheça uma cobrança.

CHECKOUT TRANSPARENTE

Termo importante em nosso Glossário do E-commerce, o checkout transparente faz referência ao processo final de uma compra online. Nele, o cliente não é redirecionado para outro site ao fechar seu pedido, conseguindo realizar todo processo na mesma página.

CSS

CSS (Cascading Style Sheets ou Folhas de Estilo em Cascatas) é o código utilizado para customizar sua página na Web.

DOMÍNIO

O domínio de um site é, resumidamente, o nome do seu endereço virtual. É o que as pessoas digitam no navegador para acessar seu site. Você pode conhecê-lo como URL ou endereço eletrônico. Ao registrar o domínio, você pode escolher o nome que achar melhor.

DOWNLOAD X UPLOAD

Mesmo sendo termos comuns para os brasileiros, é importante destacá-los em nosso Glossário do E-commerce. O Download ocorre quando informações solicitadas pelo servidor da rede são baixadas. Já o Upload faz o inverso, subindo informações e dados da máquina para a rede.

E-MAIL MARKETING X NEWSLETTER

E-mail marketing é um modelo de campanhas de marketing digital que tem como base a utilização de e-mails. Seu objetivo é criar e manter relacionamento com clientes, com foco na retenção de clientes e aumento nas vendas.

O termo newsletter faz referência aos boletins informativos que são enviados por e-mail para uma lista de contatos. As lojas virtuais podem usar essa ferramenta para divulgar notícias ou novidades sobre seus serviços e produtos.

E-MAILS TRANSACIONAIS

Os e-mails transacionais são enviados para dar um posicionamento aos clientes, leads ou inscritos, com alguma informação relevante para essas pessoas. Geralmente são usados para confirmar compras, pagamentos, inscrições, envios de produtos, entre outras informações.

ERP

Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) automatiza o processamento de dados, unifica a gestão de vendas de diferentes canais e agiliza diferentes tarefas do seu negócio. Economize tempo e esforços, e tenha mais controle sobre seu estoque, entradas no caixa, entregas, entre outros dados, com essa ferramenta em sua loja virtual.

FACEBOOK PIXEL

O Pixel do Facebook é um código que permite rastrear os comportamentos de usuários em suas páginas. Ele é criado dentro do Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads e deve ser inserido no seu site.

FAQ

FAQ (Perguntas Frequentes) é uma ferramenta para agilizar e otimizar o atendimento ao cliente nas lojas virtuais. Você pode adicionar perguntas comuns, como:

  • Qual o horário de funcionamento?
  • Vocês têm endereço físico?
  • Qual a política de devoluções?

FAVICON

Favicon (Ícone Favorito) é um arquivo de imagem que deve ser aplicado no seu site na área de ícone.

GATEWAY DE PAGAMENTO X INTERMEDIADOR DE PAGAMENTO

Os gateways de pagamento funcionam como os intermediadores, aceitando todas as formas de pagamento e bandeiras, mas todo o processo é realizado no site da loja, sem a necessidade de redirecionar o cliente para outra página para efetuar a transação. Os gateways servem de ponte para comunicação entre consumidor, banco e operadora de cartão de crédito.

Já o intermediador de pagamento garante um processo de compra protegido pelo checkout transparente. Ele é responsável por coletar dados e repassar aos bancos, cuidando de toda a burocracia dos boletos, cartões de crédito e outras formas de transação.

HASHTAG

Hashtag é uma expressão antecedida pelo símbolo #, geralmente usada nas redes sociais para direcionar o usuário até uma página de publicações com um tema ou discussão semelhante. É muito utilizado no Facebook, Instagram, Twitter e outras mídias sociais.

HOMEPAGE

Talvez um dos termos mais importantes em nosso Glossário do E-commerce, a Homepage nada mais é do que a página inicial da sua loja virtual.

HOSPEDAGEM X SERVIDOR

Hospedagem é um serviço online para quem deseja publicar um site na internet. Ao adquirir uma hospedagem, você aluga um espaço dentro de um servidor, onde ficam armazenados todos os arquivos e dados para o funcionamento do seu site.

Já o servidor é responsável por responder todas as solicitações feitas para um endereço na internet.

HOTSITE

Os Hotsites são pequenos sites desenvolvidos para apresentar e destacar ações em sua loja virtual. Eles possuem um tempo de vida útil que deve ser determinado ao serem configurados e tem relação com ações sazonais de marketing ou comunicação específica. Ex.: lançamentos de produtos ou serviços, eventos, promoções, entre outros.

HTML

HTML (Hyper Text Markup Language ou Linguagem de Marcação de Hipertexto) é utilizada como marcação no desenvolvimento de páginas e documentos eletrônicos na Web.

HUB DE LOGÍSTICA

Hubs logísticos são espaços estratégicos focados na redistribuição de mercadorias. Os Hubs apresentam diferentes tamanhos e estruturas, podendo variar conforme a necessidade das operações.

HUBS DE TRANSPORTADORAS

São ferramentas que realizam cotações simultâneas com diferentes transportadoras e geram envios com rastreios inteligentes de forma automatizada.

JPEG X PNG X SVG

JPEG (Joint Photographic Experts Group) é um modelo de compressão de imagem com boa relação entre qualidade e tamanho do arquivo. É ideal para salvar fotos no seu dispositivo ou servidor online.

PNG (Portable Network Graphic) consegue lidar com transparências de maneira competente, sendo mais pesado do que arquivos em JPEG. Não é o formato ideal para salvar fotos ou enviá-las, mas seu uso em pequeno escala é bastante indicado por sua alta qualidade.

O SVG (Scalable Vector Graphics) foi criado para a Web e funciona para imagens estáticas e animações em duas dimensões. Esse formato permite o uso de imagens vetorizadas, que não perdem qualidade mesmo quando são ampliadas. Dessa forma, ele funciona tanto no smartphone quanto na tela de uma televisão.

LANDING PAGE

Landing Page (Página de Aterrissagem) é o primeiro espaço que um visitante acessa ao entrar em um site. São páginas criadas para apresentar ofertas aos usuários e converter visitantes em leads. Elas não são páginas do site, mesmo podendo ser vinculadas a uma empresa e, inclusive, podem apresentar um layout diferente do institucional.

LAYOUT

Layout é o modelo de distribuição e organização de elementos gráficos em um espaço, superfície ou site, no âmbito do e-commerce.

LEAD X CLIENTE 

Um lead é uma pessoa que demonstrou interesse em adquirir seu produto ou serviço. Ou seja, o lead é um potencial cliente. Ele se torna um cliente ao descer o funil de vendas e contratar seu serviço ou comprar um produto.

MAILING

O Mailing funciona como um banco de dados que reúne nomes, endereços, entre outros dados de consumidores e prospects (pessoas que não consomem produtos ou serviços, mas tem potencial para se tornarem consumidores).

MARKETPLACE

O marketplace é um modelo de negócio que funciona como uma espécie de shopping center virtual, reunindo diversas marcas e lojas em um só lugar. É considerado vantajoso para o consumidor pois facilita a procura pelo melhor produto e melhor preço, com grande diversidade de opções.

MARKUP

O markup é um índice multiplicador que é aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para determinar seu preço de venda. Ele soma o custo unitário de um produto ou serviço a uma margem de lucro, determinando um preço de venda adequado. Ao calcular o markup, não esqueça de incluir impostos, despesas administrativas, taxas, despesas financeiras e percentual de lucro desejado.

MOBILE X DESKTOP

A plataforma mobile se adapta à tela de smartphones e foi criada para melhorar a interação das pessoas com seus telefones celulares. Já o desktop é um termo que faz referência aos computadores ou unidades de sistema.

NCM

NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) é um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias, sejam elas importadas ou compradas em território nacional. Esse código classifica itens de acordo com os regulamentos do Mercosul.

PAGEVIEWS

Pageviews são quantas páginas foram visitadas em seu site. Vale lembrar que pageviews é um dado diferente do número de visitantes no site. Por exemplo: você pode ter 10.000 pageviews com apenas 50 visitantes no site.

POP-UP

Os Pop-ups são janelas abertas no navegador da internet ao acessar uma página em sua loja virtual. Geralmente, essas janelas apresentam informações de destaque da loja, publicidades e anúncios.

Pop-up é uma janela que abre no navegador da internet quando se acessa uma página na web ou algum link de redirecionamento. Normalmente, esta nova janela apresenta informações de destaque do site ou, na maioria dos casos, publicidades e anúncios.

RAZÃO SOCIAL

A Razão Social de uma empresa é, resumidamente, seu nome jurídico. É o nome que aparece em contratos e documentos oficiais. É importante lembrar que a Razão Social é diferente do nome fantasia.

RODAPÉ

O rodapé é uma área localizada na parte inferior da sua loja virtual, abaixo do conteúdo principal do site. Ele é visto em todas as páginas do site e pode conter informações de contato, uma lista de informações da loja ou até mesmo um mapa para sua loja física (caso tenha uma).

SaaS

Empresas SaaS (Software as a Service) são organizações que desenvolvem e comercializam softwares (serviços). Toda a responsabilidade por manter a estrutura do sistema e disponibilizá-lo, assim como manter a segurança dos dados, é das próprias empresas.

SCRIPTS

No âmbito online, Script é um texto contendo uma série de instruções escritas para serem seguidas, uma espécie de roteiro, assim como em peças teatrais ou programas televisivos. Os Scripts são seguidos por sistemas computacionais, processando e transformando ações efetuadas por um determinado programa.

SEO

O termo SEO (Search Engine Optimization) tem se popularizado com o passar dos anos. Ele representa um conjunto de técnicas usadas para alcançar bom posicionamento de sites nos buscadores da internet (Ex.: Google), gerando tráfego orgânico.

SIMPLES NACIONAL

Regime compartilhado de arrecadação, fiscalização e cobrança. O Simples Nacional tem como foco Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Saiba mais em: http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/documentos/pagina.aspx?id=3

SKU

Mais um termo muito comum e destacado em nosso Glossário do E-commerce, o SKU (Stock Keeping Unit) é um código identificador de um produto e serve para controlar o estoque do mesmo.

SSL (Secure Sockets Layer)

SSL (Secure Sockets Layer) é um certificado digital que possibilita uma conexão criptografada e demonstra a autenticidade de uma loja virtual. Ele cria um link criptografado a partir de um servidor e um navegador Web.

TAXA DE CONVERSÃO

É uma métrica usada para mensurar o número de pessoas que passaram de uma etapa do funil de vendas para outra. Pode registrar visitantes que viram leads ou leads que se transformam em clientes. Basicamente, é o número que revela a porcentagem da sua audiência que converte e traz resultados para seu negócio.

TEMPLATE

Templates são layouts prontos e padronizados que podem ser pagos ou gratuitos. São usados como base na criação de sites, lojas virtuais, landing pages, redes sociais, entre outros.

TICKET MÉDIO

Basicamente, o ticket médio é o valor médio das vendas em determinado período. Ele indica seu desempenho ao identificar o número de vendas realizadas e o faturamento total no tempo analisado.

TOKEN

O token é um certificado digital fornecido por um dispositivo físico (uma espécie de chaveiro) ou, até mesmo, pelo smartphone (via SMS ou WhatsApp). Ao fazer uma conta bancária, por exemplo, o usuário recebe esse chaveiro e ele gera uma combinação de números para concluir transações específicas.

TRÁFEGO

O termo tráfego faz referência ao volume de visitas em sua loja virtual. Ele pode ser conquistado de forma orgânica ou paga. O primeiro modelo requer uma estratégia de SEO bem desenvolvida e exige paciência, pois é crucial a longo prazo. Já o segundo pode acelerar o sucesso do seu negócio, mas o investimento pode ser alto e o retorno não é garantido.

URL

Outro termo importante para nosso Glossário do E-commerce, a URL (Uniform Resource Locator = Localizador Uniforme de Recursos) é o endereço virtual da sua loja virtual.

WEBHOOKS

Webhook é um recurso online para que uma ferramenta se comunique com outra, trabalhando com dados em tempo real enquanto os eventos acontecem. Assim, os dois sistemas trocam informações sem que qualquer ação externa precise ser realizada.

XML

XML (Extensible Markup Language) é uma linguagem de marcação para a formatação de documentos. Seu objetivo é facilitar a leitura desses arquivos para humanos e máquinas, ficando popular no Brasil como arquivo mais utilizado na emissão de notas fiscais digitais.

Coloque esse conhecimento em prática

Agora que você descobriu novos termos através do nosso Glossário do E-commerce, chegou a hora de colocar cada um deles em prática criando sua própria loja virtual. Conte com a Dooca e crie uma loja virtual completa e com design profissional. Aproveite!