Melhore o desempenho do seu e-commerce com Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita utilizada por profissionais e gestores de e-commerce para acompanhamento dos resultados de lojas virtuais. Esse sistema de monitoramento de tráfego pode ser instalado nas lojas virtuais da Dooca e, a partir disso, é possível monitorar todos os números relacionados ao seu site.

Através dessa ferramenta, você pode descobrir as maiores fontes de tráfego da sua loja, a origem geográfica de quem acessa seu site, o caminho que essas pessoas fazem até completar o processo de compra, metas traçadas e atingidas, resultados das vendas e desempenho das campanhas de marketing.

Ou seja, com o Google Analytics, você pode entender melhor o comportamento dos usuários da sua loja, como navegam pelas páginas e seções, entre outros detalhes.

Ela é, ainda, uma ferramenta essencial para mensurar alguns dos principais erros e acertos da sua loja virtual.

Como utilizar o Google Analytics?

Ao criar um site, qualquer pessoa pode usar o Google Analytics no seu e-commerce para acompanhar diversos resultados. Para começar a usar a ferramenta, basta criar uma conta de forma gratuita e associar os dados do site à mesma.

Assim, toda vez que um usuário entrar na sua loja virtual, esse código vai registrar todo seu comportamento. Se o seu site recebe mil visitas diárias, o Google Analytics deve analisar todos esses acessos.

Ainda, muitas pessoas usam o Google Analytics para configuração de metas, função importante para acompanhar o andamento do seu negócio.

Google Analytics como aliado do marketing

Além das possibilidades já apresentadas, relatórios em tempo real podem ser gerados para obter informações detalhadas sobre tráfego, acessos, páginas e palavras-chave. Sabendo desses dados, a criação de campanhas e conteúdos fica mais assertiva e as chances de realizar vendas aumentam.

Assim, você pode monitorar suas campanhas de marketing online e analisar as origens das visitas, sejam pode encurtadores de URL, links de outros sites ou links de promoções de campanhas e conteúdos.

Além disso, verifique o tempo que suas páginas levam para carregar e otimize esse processo através das informações coletadas. Melhorando isso, sua página fica melhor ranqueada nos mecanismos de busca.

Saiba detalhadamente as origens das visitas diárias e mensais da sua loja, se as pessoas já conheciam seu endereço virtual ou se vieram a partir das mídias sociais, regiões e países que mais acessam, páginas mais acessadas, entre outras estatísticas.

Descubra o que seus visitantes estão buscando

É possível conferir até mesmo as buscas mais comuns dos seus visitantes, podendo adaptar suas campanhas de otimização e SEO. Use, também, esses resultados para criar novas publicações em seu site.

Na Dooca, você pode integrar o Google Analytics à sua loja virtual. Confira mais detalhes!

Rastreie as ações tomadas pelos seus visitantes, produtos visualizados e carrinhos abandonados. Dessa forma, você entende o comportamento dos usuários e pode adaptar sua estratégia de venda conforme essas atividades.

Identifique, também, informações como índices de acesso e desistência.

Otimize o SEO da sua loja

Se você nunca ouviu falar no termo Search Engine Optimization (SEO), saiba que é importante aplicar essa estratégia para ranquear sua loja nas ferramentas de busca.

Através de estratégias de marketing e conteúdo focadas em SEO, assim como elementos on e off page, sua loja sobe no ranking dos buscadores, aproveitando palavras-chave que sejam relevantes para seu negócio.

Confira nosso artigo sobre SEO e melhore o desempenho da sua loja nos buscadores!

Com o Google Analytics você pode verificar os sites que linkam para sua página, além de determinar quais são os mais relevantes para seu negócio.

Foque nos dispositivos móveis

Os dispositivos móveis merecem uma atenção especial por parte dos lojistas. Com o Google Analytics é possível identificar as plataformas que mais compram de você e as que mais acessam sua loja.

Prepare seu site para oferecer uma experiência ainda melhor para os usuários a partir dessas informações. Isso também é importante para conhecer os hábitos dos usuários de smartphones.

Então, entendeu a importância do Google Analytics para seu e-commerce? Que tal colocar essas dicas em prática? Crie agora mesmo uma loja virtual com a Dooca e aproveite os benefícios do Google Analytics na sua loja virtual!