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Loja virtual e Instagram: como usar essas ferramentas para vender muito

Que o Instagram é uma rede social cheia de oportunidades, isso não é novidade. Só no Brasil são mais de 99 milhões de usuários, segundo dados de 2021 do Statista. Sabendo disso, separamos algumas dicas para quem deseja vender muito com loja virtual e Instagram.

Vale lembrar que mais de 84% dos brasileiros ativos na plataforma acessam o instagram pelo menos uma vez ao dia, segundo pesquisa da OpinionBox.

Apesar disso, apostar todas suas fichas em apenas um ambiente de vendas não é a melhor estratégia. O ideal, para quem vende ou quer vender pela internet, é estar presente em mais de um lugar.

Hoje você vai aprender que é possível vender muito pela internet com uma loja virtual apoiada de uma presença marcante nas redes sociais.

Vantagens de ter uma loja virtual

Vender através de uma loja virtual gera autoridade, segurança e confiança em sua relação com potenciais clientes.

Uma loja virtual permite o cadastro de diversas formas de pagamento, frete e combinações de produtos. Além disso, é possível criar promoções para facilitar o envio de produtos e oferecer descontos para produtos à sua escolha.

É um espaço com grandes chances de conversões, pois quem chegou até ali, muitas vezes, tem a real intenção de comprar algo ou quer descobrir o que sua loja tem a oferecer.

Com a Dooca, você pode aplicar promoções quando quiser em seus produtos. Também é possível oferecer frete grátis e divulgar cupons de desconto para seus clientes.

Em nossa plataforma, você pode criar e configurar sua loja virtual sem entender nada de tecnologia. As lojas feitas com a Dooca são otimizadas para smartphones, tablets e desktops. Isso significa que, independente da plataforma que o visitante estiver usando, a experiência será adaptada para essa essa realidade.

Vantagens de ter um perfil comercial no Instagram

Uma das maiores vantagens de anunciar no Instagram é a possibilidade de segmentar campanhas e ações, escolhendo o público que deve ser atingido e tornando o investimento mais certeiro. Além disso, o número de usuários permite um alcance muito grande.

O Instagram é um ambiente para usar a criatividade e manter uma comunicação direta com seus clientes. 

Além disso, é um ótimo espaço para usar a criatividade para atrair novos clientes. Por isso, uma comunicação interativa para divulgar seus produtos e reforçar a presença da sua marca é essencial para manter seu negócio em evidência. Você pode trabalhar diferentes conteúdos para isso, como:

  • Conteúdos de Blog;
  • Campanhas temáticas;
  • Diferenciais da marca.

Use a Sacolinha do Instagram

A Sacolinha do Instagram tem como objetivo a inserção de links de produtos e serviços em publicações de perfis comerciais. Milhões de empresas brasileiras já utilizam essa ferramenta, pois ela facilita o acesso dos clientes aos produtos.

Ao usar essa ferramenta você pode alavancar seu negócio no cenário digital e aumentar o tráfego de clientes, simplificando o processo de compra, reduzindo as dúvidas de preços e gerando mais engajamento nas postagens.

Então, para contornar a falta de checkout dentro do Instagram no Brasil, a criação de uma loja virtual é a melhor escolha. A Dooca possui integração com esse recurso, atualizando todas as informações que são atualizadas automaticamente no Instagram.

A importância de estar presente nesses ambientes

Entendeu como essa combinação pode ser positiva para seu negócio?

Você pode usar o Instagram para divulgar sua marca e seus produtos, e ter uma loja virtual com formas de pagamento diversificadas, diversas opções de envio e oferecendo uma ferramenta de busca mais qualificada, coisas que o Instagram não possui.

Porém, de nada adianta ter um perfil no Instagram se você não der a atenção necessária e traçar estratégias realmente eficazes para chegar no público ideal.

É importante divulgar boas fotos dos seus produtos, detalhando bem e tirando todas as dúvidas. As legendas devem ser completas e objetivas e com hashtags que possam aumentar a visibilidade das suas publicações.

Além disso, tenha uma frequência de publicações bem definida, faça sorteios e interaja com seu público, fidelizando seus clientes.

Uma boa estratégia é a parceria com influenciadores digitais, podendo usar a criatividade em lives e reels, que costumam performar muito bem no Instagram, gerando grande engajamento.

Os stories também são essenciais para aumentar as vendas, pois podem ser utilizados na divulgação de cupons de desconto, sorteios e anúncios.

Ative o Instagram Shopping

Se você ainda não ouviu falar no Instagram Shopping (Sacolinha do Instagram), saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade de deixar seus produtos em evidência.

Essa ferramenta foi criada para facilitar a venda de produtos entre empresas e consumidores e tem feito muito sucesso entre os usuários da plataforma. 

Com a Sacolinha do Instagram, você pode inserir links de produtos e serviços nas suas publicações. Isso já é feito por milhões de empresas brasileiras e facilita a caminhada do seu público até sua loja virtual.

Aproveite para conferir nosso artigo especial sobre a Sacolinha do Instagram e saiba como ela pode ajudar a melhorar suas vendas!

Cuidado para não misturar as coisas!

Como citei antes, seu negócio deve ter o formato de uma conta comercial. Portanto, não é uma boa ideia misturar o que você costuma fazer no pessoal com o profissional. Afinal, como o próprio nome já diz, ela representa o seu negócio.

Uma conta comercial deve ser trabalhada para interagir com o público e divulgar seus produtos e serviços. 

Ela permite que você entenda o comportamento dos seus seguidores e visualizar o desempenho das suas publicações. Você também pode adicionar botões de contato para envio de e-mail ou linkando um número de contato.

Qual a melhor estratégia para vender muito com loja virtual e Instagram?

De maneira simples e objetiva: uma loja virtual com as redes sociais como ferramentas de apoio.

Não que seja impossível vender usando apenas uma dessas opções, mas é arriscado depender de apenas uma delas. Afinal, nunca se sabe quando o Instagram vai passar por 

Você pode vender muito pelo Instagram e loja virtual combinando uma loja virtual atrativa, responsiva e completa, e um perfil comercial no Instagram com boa comunicação e apoiando as ações do seu e-commerce.

Gostou das dicas? Então crie agora mesmo sua loja virtual com a Dooca! Se surgirem dúvidas, não deixe de comentar, combinado?