Compra Pix para loja virtual

Cliente ainda sem Pix na loja virtual? Calma, a Dooca vai ajudar

Facilitar o processo de compra em uma loja virtual é de extrema importância para quem deseja ter sucesso no comércio eletrônico, uma dessas maneiras, atualmente, é o Pix.

Lançado para todo o Brasil em novembro de 2020, ele chegou para facilitar a vida tanto do comprador quanto de quem recebe por alguma venda, disponibilizando um processo de compra muito mais rápido e tão seguro quanto às outras formas de pagamento que estamos acostumados.

Segundo o Banco Central, mais de 250 milhões de chaves já foram cadastradas no Pix, sendo 125 milhões de pessoas físicas. Desde que foi ao ar, mais de 600 milhões de operações foram realizadas e “os mais de 83 milhões de novos usuários aprovaram o novo método com uma das melhores taxas de adesão em comparação a outros sistemas de pagamentos instantâneos no mundo”, afirmou o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Ele ainda divulgou que o pagamento para empresas está com uma taxa de crescimento de 57,5% ao mês, sendo um dos sistemas de pagamento instantâneos com adoção mais rápida no planeta.

Mas, se o seu cliente tem uma loja virtual e ainda não adotou o Pix como opção de pagamento, saiba que ainda existem muitas outras vantagens que você pode mencionar para convencê-lo. Respire fundo, mantenha a mente aberta e vêm comigo que eu vou te explicar!

Entenda as vantagens do Pix

Só de saber que o pagamento é praticamente instantâneo já se pode prever grandes benefícios para o negócio do seu cliente, certo? No entanto, ainda há uma série de outras vantagens que você pode informar para ele: 

  • Agilidade ao finalizar a compra: tendo em vista uma liquidação de transação imediata para pagamentos à vista, por exemplo, não é preciso gastar tempo esperando pela compensação de boletos.
  • Redução nos prazos de entrega: com a aprovação na hora, as compras realizadas fora de horários comerciais podem ser liberadas rapidamente.
  • Redução das taxas de transação: a modalidade de pagamento por Pix na loja virtual possui taxas mais baixas em comparação com o cartão de crédito e boleto bancário. 
  • Menos filas nas lojas físicas: sim, até nisso você contribui! Afinal, quem gosta de pegar fila? Apesar de parecer algo simples, é um efeito indireto e promove ainda mais agilidade para segmentos comerciais físicos.
  • Adesão ao mobile: as pessoas estão comprando mais pelo celular, e o Pix facilita ainda mais o pagamento por esse canal. 

Quanta coisa, né? Todos esses fatores contribuem para o aumento da satisfação do público do seu cliente. Ao realizar uma compra com o mínimo de burocracia envolvida e recebendo seu produto rapidamente, o comprador passa, com certeza, por uma experiência positiva e provavelmente vai querer comprar novamente desse mesmo vendedor.

Como funciona o Pix:

Ao usar o Pix, todos os pagamentos e transferências são realizados em, no máximo, 10 segundos, podendo ser feitos a qualquer hora e dia, mesmo em finais de semana e feriados.

Dessa forma, seu cliente terá o trabalho agilizado, ou seja, ele poupará tempo e poderá manter o foco em outras atividades da sua loja.

Não é necessário se cadastrar em mais um aplicativo para usar o Pix, as instituições financeiras já disponibilizam essa opção para quem utiliza seus aplicativos, mais uma vez a burocracia é praticamente nula para seu cliente.

Para efetuar ou receber um pagamento, quem utiliza o Pix precisa de uma chave, que nada mais é que uma conta, podendo ser um CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória.

Seu cliente pode receber um pagamento por uma dessas chaves, por meio de dados bancários (nome completo, CPF, número da instituição, agência e conta) ou até mesmo por QR Code.

Por fim, tenha em mente que existem duas formas para seus clientes controlarem os pagamentos via Pix na loja virtual com a Dooca:

  • Pagamento manual: nesse formato, eles são responsáveis pela aprovação das compras;
  • Via intermediador de pagamento: todo o processo é de responsabilidade do intermediador de pagamento, que verifica os detalhes dos pagamentos e os aprova. Atualmente, a Dooca conta com os intermediadores da PagHiper, Pagar.me e Yapay para esse método de transações, mas, muito em breve, vamos disponibilizar novas possibilidades!

Ah, e se o seu cliente quiser, ele consegue utilizar mais de um gateway simultaneamente em sua loja e usá-lo apenas para transações Pix.

Preparamos um vídeo com mais detalhes sobre as configurações desse método de pagamento:

Vale lembrar que o Pix possui regras limitando as transações em determinados períodos do dia. Para saber mais, seu cliente deve entrar em contato com o banco e, caso queira aumentar o limite, pode solicitar a alteração.

Se você ainda não é parceiro Dooca, acesse nosso site e conheça os benefícios de indicar a Dooca para seus clientes, recebendo uma comissão por cada indicação, entre outras vantagens. E olha só que coincidência: todos os parceiros Dooca recebem suas comissões via Pix. Seja nosso parceiro e não deixe seus clientes ficarem para trás!