Venda de infoprodutos: como ter sucesso sem ter produtos físicos

Você já ouviu falar na venda de infoprodutos?

A primeira dúvida que surge quando pensamos em ter um negócio online é: o que vender? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem todos os dias, e acontece principalmente pela indecisão para escolher o produto que será vendido.

Mas também existem outros motivos, como dificuldade financeira ou falta de acesso à informação para encontrar e contratar fornecedores. 

O número de pessoas que desejam realizar vendas através da internet cresce todos os dias. Sabemos que isso é reflexo do aumento significativo do comércio digital, que se mostrou uma alternativa eficaz e acessível, principalmente para quem sofreu com os impactos da pandemia em 2020/2021.

A boa notícia é que, para quem não sabe o que vender online, a venda de infoprodutos pode ser extremamente lucrativa.

Pois é, é possível vender muito pela internet sem ter produtos físicos.

Não entendeu? Então, continua lendo que eu te explico…

Saiba o que é o mercado de infoprodutos e serviços

Não é novidade que, hoje em dia, é possível vender praticamente qualquer coisa pela internet. Isso inclui também os infoprodutos e serviços, que nada mais são do que produtos no formato digital ou serviços prestados diretamente por você.

E-books, planilhas, cursos, consultorias, mentorias e aulas particulares são apenas alguns dos exemplos deste mercado. A realidade é que o conhecimento pode ser um produto de sucesso, principalmente nas vendas online.

Conforme pesquisa realizada pela Hotmart, os produtos digitais cresceram em média 75% no início da pandemia, e este modelo de comércio trouxe grandes oportunidades para quem desejava (ou até mesmo precisava) empreender. Os infoprodutos permitem que o conhecimento e as habilidades sejam transformados em fonte de renda, fortalecendo a economia e mostrando que o empreendedorismo estáao alcance de todos que tem algo a oferecer.

Portanto, se você tem vontade de criar o seu negócio digital e não consegue (ou não quer) trabalhar com produtos físicos, os infoprodutos podem ser a solução.

Pesquise quais são os principais tipos de produtos digitais do mercado

Um dos primeiros passos para começar a vender online é conhecer os produtos virtuais mais vendidos atualmente. Com isso, você consegue definir qual se encaixa melhor com as suas expectativas e habilidades, dando início ao seu planejamento.

Como sabemos, a internet nos disponibiliza diversas possibilidades, e são muitos os formatos existentes para as vendas na internet. Você não precisa trabalhar apenas com um deles, caso prefira, pode entregar conteúdos criativos e variados.

Separamos 3 dos formatos mais utilizados:

E-book

Um e-book nada mais é do que um livro, porém exibido e comercializado no formato digital.

É uma ótima opção para conteúdos que não sejam tão densos, e pode ser facilmente criado através de ferramentas gratuitas, como o Google Documentos para desenvolver a parte escrita e o Canva para a edição do visual.

Se você possui algum conhecimento útil e que possa ser repassado, criar um e-book é um bom ponto de partida, até mesmo para testar o seu conteúdo.

Podcasts

Os podcasts são gravações de um conteúdo no formato de áudio, e normalmente seguem o modelo de um bate-papo de rádio.

Podem ser gravados utilizando programas gratuitos disponíveis na internet, e costumam funcionar bem com discussões mais descontraídas e informais. São acessíveis, pois podem ser escutados enquanto se realiza outras ações.

Um detalhe importante, que pode ser um impeditivo, é que é interessante ter pelo menos uma pessoa para gravar com você. Por isso, é importante se organizar e já pensar quem você vai chamar para te ajudar a criar os conteúdos.

Videoaulas

Videoaulas, como o próprio nome já diz, são conteúdos em formato de vídeo. 

Demandam uma quantidade maior de recursos e disponibilidade de tempo para gravação e edição, mas são ótimas para temas que precisam de demonstrações práticas, pois são totalmente visuais. Por isso, são uma alternativa interessante, dependendo do tópico que você for trabalhar.

Podem ser criadas para diversas finalidades, como, por exemplo:

  • Para mostrar o passo a passo de receitas;
  • Para dar aulas e apresentar conteúdos;
  • Para realizar tutoriais por meio de gravação de tela.

Como criar e comercializar o seu info-produto ou serviço?

Após definir o seu empreendimento online, chegou a hora decidir o que você vai vender e criar os seus produtos virtuais.

Ao optar pela comercialização de infoprodutos ou de serviços, é necessário fazer a divulgação do que você tem para oferecer, e para isso é necessário planejamento e organização.

Sabemos que essa definição pode vir acompanhada de dúvidas, por isso separamos algumas dicas para te ajudar nesta etapa:

Pense em conteúdos que você conhece e se identifica

Um dos principais pontos que precisam ser pensados no momento de criar o seu infoproduto, é que você precisa conhecê-lo e compreendê-lo. É importante ter propriedade sobre o que será falado, já que este conteúdo será repassado para outras pessoas.

Procure pensar em assuntos e temas que sejam do seu interesse, e como você poderia transformá-los em um produto.  

Caso o seu objetivo seja vender serviços, foque nas suas principais habilidades e estabeleça uma lista com todas as tarefas que você pode oferecer. Lembre-se também que você deve ter total domínio em todas as atividades que serão ofertadas.

Outro ponto importante é pensar em como o seu produto/serviço poderá solucionar o problema do seu público ou ensiná-lo a fazer algo novo. 

Afinal de contas, não adianta você comercializar algo que os seus possíveis consumidores não tenham interesse, não é mesmo?

Escolha o formato que você vai utilizar para seus produtos

Definido o que você vai vender, o próximo passo é pensar em qual formato você vai ofertar ou divulgar o seu conteúdo.

Pense nas características do tema e em qual tipo de apresentação ele se encaixa, além de também considerar qual público você deseja atingir. A partir disso, você pode avaliar por qual caminho seguir.

Ao criar um tutorial de receitas, por exemplo, talvez o mais adequado seja apresentá-los em vídeo. Agora, se o foco for um conteúdo sobre dicas para meditação, é mais interessante criá-lo no formato de um e-book.

Estas questões são essenciais para você ter bons resultados nas suas vendas.

Escolha a plataforma que você vai utilizar e entregue conteúdo de qualidade

Para começar a vender, é necessário que você escolha o local onde você vai disponibilizar e ofertar os seus produtos e serviços.

Muitas pessoas iniciam as divulgações através das redes sociais, como o Facebook e o Instagram, fazendo postagens nos stories e feeds de notícias. Já para quem deseja profissionalizar ainda mais o negócio, a criação de uma loja virtual é a melhor alternativa, lembrando que as redes podem ser integradas ao e-commerce, assim eles são operados em conjunto.

Tão importante quanto definir o local onde serão realizadas estas ações de divulgação, é oferecer um produto e serviço de qualidade. Portanto, elabore o seu conteúdo pensando em todos os detalhes necessários para que o cliente final fique satisfeito ao adquiri-lo.

Isso, além de fortalecer o seu negócio e a sua marca, irá contribuir para que o seu público queira comprar novamente de você.

Viu como vender na internet é mais fácil do que parece?

A transformação digital e o crescimento da tecnologia possibilitaram novos modelos de negócio, tornando mais acessível o empreendedorismo, mesmo para quem tem poucos recursos para começar. 

Na Dooca você também consegue vender produtos virtuais e serviços, de forma descomplicada e profissional. Conheça nossas funcionalidades!